top of page

Serviços: IaaS PaaS e SaaS




A Computação em Nuvem parte do princípio de que a computação não é um produto, mas um serviço.


Assim, uma empresa não precisa possuir uma licença, um servidor ou uma plataforma de desenvolvimento.


O que ela pode é ter acesso às funcionalidades e à infraestrutura desses softwares e hardwares através dos serviços disponibilizados no mercado por grandes players de fornecedores: IBM, Microsoft, AWS e HCL.



Há 3 tipos de serviços, dentre os mais conhecidos, oferecidos através da nuvem e que se diferenciam entre eles pelos tipos de utilização às quais cada uma delas é dedicada.


IaaS (Infraestructure as a Service)

No IaaS o provedor do serviço oferece acesso à computação fundamental, à rede e ao armazenamento de recursos sob demanda, através da internet.

Nesse caso, o provedor arca com todas as despesas de manutenção e relacionados, oferecendo um produto pronto para a utilização.


PaaS (Platform as a Service)

O provedor oferece uma plataforma robusta na qual o time de desenvolvedores da empresa podem construir, executar e gerenciar aplicações.

A plataforma inclui tudo o que é necessário para a realização dessa tarefa, como hardware, software e infraestrutura.


SaaS (Software as a Service)

A modalidade de SaaS, permite que as empresas tenham uma maior portabilidade na utilização de seus softwares, uma vez que esses softwares são instalados diretamente na nuvem, ao invés de serem instalados diretamente no computador.

Com isso, o software pode ser acessado de qualquer lugar que tenha acesso à internet, através do navegador ou de uma API.

bottom of page